Prevenção
O Conceito de Prevenção em saúde são ações de detecção, controle e enfraquecimento dos fatores de risco de enfermidades, sendo o foco a doença e os mecanismos para atacá-la

Como Prevenir?
A primeira maneira de prevenir o surgimento do Câncer se dá a partir do momento em que assumimos algumas atitudes de vida como:
-
Praticar Exercícios Físicos;
-
Alimentação Saudável - Evitar alimentos gordurosos, excessivamente salgados, e também defumados, embutidos e enlatados;
-
Evitar o Tabagismo;
-
Evitar o Abuso do Álcool;
-
Evitar o contato com Produtos Químicos e Agrotóxicos sem proteção adequada.
-
Evitar Exposição Excessiva ao Sol;
-
Evitar a Promiscuidade Sexual.
Ao contrário do que muitos pensam, que a carga génetica que temos define o risco de termos câncer um dia incorre num erro muito comum.
Na verdade diariamente somos expostos aos principais fatores de risco para o surgimento do câncer - os Fatores ou Agentes Externos.
De acordo com nossos hábitos de vida, vícios e alimentos que ingerimos, há a interação entre esses fatores e assim aumentamos a chance de que em algum momento, em nossa vida, tenhamos câncer.
Rastreamento
Câncer de Próstata - Apesar de ser controverso o rastreamento, o mais adequado é o rastreamento a partir dos 50 anos com PSA (exame de sangue) + Toque retal. Com história familiar positiva ou em pacientes negros esse rastreio deve iniciar aos 45 anos.
Câncer de Mama - Realização de Mamografia Anual a partir dos 40 anos.
Câncer de Colo Uterino - O rastreamento com Papanicolaou deve ser iniciado assim que a mulher iniciar sua atividade sexual, anualmente. Após os 30 anos, mulheres com 3 exames negativos podem espaçar este seguimento para 3 anos. Com a disponibilidade da Vacinação contra o HPV, as mulheres devem ser vacinadas entre 9 a 13 anos, com tempo de proteção ainda desconhecido exatamente. Mulheres em outras faixas etárias podem realizar a vacina, porém esta só protegerá a mulher de tipos que ainda não teve contato.
Câncer de Pele - Exame Clínico frequente em pacientes com pele clara, exposição excessiva ao sol, história pessoal ou positiva para câncer de pele.
Câncer de Cólon e Reto - realização de colonoscopia aos 50 anos de idade, caso exame esteja normal, outro aos 60 anos. Caso o exame colonoscópico não seja possível, realiza-se a pesquisa de sangue oculto nas fezes anual e/ou retossigmoidoscopia a cada 5 anos.
Câncer de Pulmão - realização de tomografia computadorizada de tórax anual em pacientes fumantes ou ex-fumantes.
Câncer de Cavidade Oral - inspeção da cavidade oral em pacientes alcoolistas e tabagistas.
Câncer de Testículo - auto-exame e exame clínico.